domingo, 13 de agosto de 2023

quem eu não sou

 Preveni
QUEM EU NÃO SOU?
Palavras-chave
Identidade. Influências. Autoestima. Rótulos. 
Objetivo
Refletir a respeito da nossa identidade, entender

 quem eu não sou, eu não sou “meus desejos”, não sou “o 
que eu tenho”, não sou “perfeito” e, eu não sou “o que falam ou falaram de mim”. 
Material
➢ Este roteiro
Roteiro
Muitas pessoas têm apresentado nos dias de hoje problemas de identidade: quem eu sou? Como me colocar 
em um mundo tão confuso? Por exemplo, nunca foi tão difícil para um adolescente estruturar sua identidade 
por causa das mídias, das redes sociais, como também uma competição e padrões altamente impostos pela 
sociedade. O problema se não resolvido, poderá arrastar-se até a vida adulta. Mas a pergunta que queremos 
responder é: QUEM EU NÃO SOU? Vamos dar destaque à 4 pontos:
EU NÃO SOU OS MEUS DESEJOS – é necessário saber diferenciar o que é SER e o que é SENTIR. 
sentir uma vontade não me define, principalmente quando o assunto são as drogas, posso sentir vontade de 
usar, mas isso não me define, um desejo não me define. Muitos rótulos são colocados em dependentes 
químicos, mas para enfrentar esse problema é necessário entender que eu não me defino pela droga, sou 
muito mais que isso.


EU NÃO SOU O QUE EU TENHO – eu não sou o meu sucesso. É importante diferenciar o que é SER do 
que é TER. Muitas pessoas que procuram com problemas com drogas tem uma vida financeira muito 
estruturada, mas isso não é sinônimo de alguém feliz, equilibrado, sóbrio etc. Eu não me defino pelo que eu 
tenho ou até pelo que eu não tenho, eu sou muito mais do que isso.


EU NÃO SOU PERFEITO – cobrar-se demais atrapalha nossa vida, nossos relacionamentos, nossa saúde 
mental, etc. Entender e saber lidar com as nossas fraquezas é indispensável. No caso da dependência química,
estruturar um plano de prevenção a recaída é fundamental, e isso tem a ver com lidar com as minhas 
fraquezas.


EU NÃO SOU O QUE FALAM OU FALARAM DE MIM – palavras machucam nossa alma, e 
principalmente palavras vindas de quem nós mais amamos, como nossa família e amigos próximos. Lidar 
com esses rótulos é difícil. Tem palavras que vieram de nossos familiares quando estávamos na ativa e que 
foram duras, mas podem ter sido um desabafo delas e algumas talvez nos ajudaram a reconhecer o processo 
da doença e a buscar ajuda para mudança. A dificuldade está nas falas de pessoas que nos rotularam ou 
quiseram nos marcar com alguma característica que nós não somos e absorvemos isso como nossa 
autoimagem. Este é um momento no qual o dependente também pensa nas vezes em que talvez tenha rotulado
familiares ou outras pessoas com seguidas críticas. Muitas vezes são marcas terríveis de lidar, mas é 
necessário entender que eu sou muito mais do que isso. 


Perguntas para abrir o diálogo e a troca de experiências
1) Depois de refletir até aqui sobre “quem eu não sou”, que lembranças vieram à tona com relação à 
forma como você se enxerga?


2) Que desejos eu preciso combater

3) Como eu lido com os meus erros, falhas e fraquezas?

4) Quais os rótulos que colocaram sobre mim e que são difíceis de lidar?

5) Olhando para seu bom estado de manutenção da abstinência, de recuperação emocional e sobriedade, 
quem hoje você poderia ajudar a descobrir-se que não é a pessoa negativa que acha ser que é?

6) E por fim, então quem eu sou, qual é a minha identidade?
Conclusão
Eu sou quem Deus diz ser quem eu sou. Tudo que o mundo quer me colocar como um padrão é vazio. Você 
já pensou como seria bom ter um contato com alguém com uma perfeita autoestima e percepção de si mesmo? 

Como seria saudável o convívio com uma pessoa assim! O quanto não aprenderíamos, não? Pois saiba que 
Deus é assim. Na Bíblia Deus é aquele que se identifica como “Eu sou o que sou”... Deus diz que eu sou 
amado por Ele, que eu sou imagem e semelhança dele, que eu sou seu filho, que eu fui escolhido no ventre 
da minha mãe para estar com Ele, e isso muda tudo, muda como eu me vejo no mundo, muda como lido com
meus relacionamentos e como eu lido comigo mesmo. 
Textos bíblicos
“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1.27).

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de 
Deus” (João 1.12).

“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” (1 Coríntios 
12.27).

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário