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Deu tudo errado! E agora?
Palavras-chave
Frustração. Planos. Resiliência. Esperança. Fé. Prevenção da recaída.
Objetivo
como as frustrações da vida afetam suas decisões, planos,
relacionamentos e comportamentos.
Roteiro
Seja todos bem vindos
alguém de vocês teve alguma frustação ao longo
da semana e gostaria de compartilhar com o grupo?
frustração é a dor de ouvir um “não”. A frustração é um
sentimento que surge quando algo desejado não acontece.
Este “não” pode vir de alguma pessoa negando
um desejo nosso, mas também pode ser um “não” de Deus ou da vida em relação aos nossos planos e
expectativas.
Alguns exemplos de situações que podem nos causar o sentimento de frustração
estudar muito e não ser aprovado,
investir em uma amizade e ser traído,
casar com uma expectativa e
descobrir que na realidade as coisas são mais difíceis,
passar por um divórcio inesperado,
esperar um
resultado agradável de um exame médico e ser surpreendido,
ser ignorado por alguém que consideramos
amigo,
esperar por um aumento salarial e não recebê-lo,
não conseguir se desenvolver como gostaria em
alguma área da vida (no trabalho, estudos, relacionamentos...) e assim por diante.
1. Você já passou por alguma grande frustração?
Como você se sente em relação a isso?
2. Você já causou decepção em alguma pessoa que tinha expectativas em relação a você?
Em seguida, conte esse breve conto que fala a respeito de frustrações e situações que comumente
encaramos como uma dádiva ou um problema.
“Era uma vez um fazendeiro chinês. Um dia, um de seus cavalos fugiu. Seus vizinhos vieram até
ele, comentando como aquele acontecimento era um infortúnio. O fazendeiro, de maneira muito calma,
respondeu: ‘talvez’.
No dia seguinte, o cavalo que havia fugido voltou, trazendo com ele outros sete cavalos selvagens.
Os vizinhos apareceram novamente, finalmente compreendendo por que o fazendeiro estava calmo e não
considerara aquela situação um infortúnio. Eles diziam que isso era uma grande sorte. O fazendeiro,
contudo, de maneira calma, respondeu: ‘talvez’.
Depois disso, o filho do fazendeiro tentou domar um dos cavalos selvagens e caiu, quebrando uma
perna. Os vizinhos vieram lamentar o ocorrido, dizendo que aquilo que havia acontecido era muito ruim.
O fazendeiro, sem demonstrar frustração, respondeu: ‘talvez’.
No dia seguinte, oficiais do exército que estava recrutando soldados apareceram, pois uma guerra
estava se iniciando e era necessário que os jovens se alistassem no exército para lutar. Todos os jovens
daquela pequena aldeia foram levados, mas não levaram o filho do fazendeiro por conta da sua perna
quebrada. Os vizinhos foram até a fazenda para expressar ao fazendeiro como aquilo que lhe havia
acontecido era ótimo e ele apenas respondeu: ‘talvez’”.
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1. O que podemos aprender a partir desse conto?
2. Você se identifica mais com o fazendeiro ou com os vizinhos?
1 – Altos e baixos, momentos alegres e momentos de tristeza e frustração, fazem parte da vida
(o texto de
Eclesiastes 3.1-8 fala dos diferentes momentos aos quais estamos sujeitos na vida);
2 – Nem tudo o que vemos é como nos parece – obviamente desejamos evitar qualquer situação
desagradável, mas muitas vezes as situações desagradáveis geram aprendizados, oportunidades e nos abrem
portas que jamais imaginaríamos;
3 – Aprender a lidar com as frustrações da vida, mantendo a calma, é essencial – não perder a esperança,
confiar em Deus e buscar agir com sabedoria, levando em consideração nossas possibilidades, nos ajuda a
lidar com frustrações inevitáveis.
Uma palavra muito usada atualmente, que aponta para essa capacidade de lidar com frustrações,
é o termo “resiliência”. Pessoas resilientes são capazes de transformar experiências negativas e frustrações
em aprendizados; eles enxergam oportunidades em seus problemas. Este termo vem da física, onde é
utilizado para se referir a capacidade de alguns corpos de retomar sua forma original após sofrerem algum
impacto ou deformação.
As frustrações podem nos deformar! Elas podem gerar sentimentos e comportamentos
destrutivos: raiva, agressividade (com o outro ou consigo mesmo), tristeza profunda, depressão, falta de
motivação (a pessoa perde o interesse por viver, por fazer novos planos, em confiar em pessoas), baixa
autoestima, sentimento de culpa, solidão e frieza nos relacionamentos etc.
A incapacidade de lidar com
frustrações e de ser resiliente causa essas deformações, distorce quem nós somos e quem fomos criados
para ser.
Muitas vezes as frustrações podem ser, inclusive, o motivo de algumas pessoas fazerem o uso de
substâncias ou ainda o motivo que leva dependentes em recuperação a uma recaída.
Para fugir da realidade
triste da frustração, a droga acaba se tornando uma rota de fuga e de alívio, que por fim causa mais tristeza,
destruição e frustração.
Por isso é fundamental desenvolver resiliência, não ser deformado e perder a nossa
essência diante das dificuldades, aprender a enfrentar frustrações e confiar em Deus em meio aos
problemas (pois eles vão surgir em algum momento).
[20/9 22:07] Joaquim Almeida:
Filiada à:
Alguns educadores falam, inclusive, sobre a importância de a criança aprender a lidar com
frustrações.
Ouvir um “não” é essencial para o desenvolvimento das crianças. Certamente alguns pais são
negligentes e precisam aprender a cuidar melhor dos filhos;
por outro lado, alguns pais superprotegem os
filhos e impedem os mesmos de lidar com frustrações.
Resiliência, perseverança, empatia e flexibilidade
são habilidades que são aprendidas quando lidamos com frustrações.
Caso ainda não tenha feito, sugerimos que você faça a leitura de Ec. 3 para o grupo.
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1. O que podemos aprender com Eclesiastes 3 sobre frustrações?
Que a vida é feita de diferentes momentos. A tristeza não é para sempre, bem
como os momentos bons não duram o resto da vida – a plenitude da vida e da alegria nos alcança
apenas na eternidade)
2. Como as frustrações afetam sua vida como dependente ou codependente?
3. Quais as áreas, pessoas ou coisas da vida que mais tem causado frustração na sua vida?
4. Na sua educação, você aprendeu a lidar com frustrações?
Seus pais foram negligentes ou lhe
superprotegeram?
E, caso você tenha filhos, como você tem ensinado seus filhos a lidarem
com frustrações?
(OBS.: caso aconteça algum grupo de apoio KIDS ou TEENS em paralelo ao
grupo de apoio adulto, sugerimos que o tema “frustrações” também seja trabalhado com as crianças
neste dia – e caso não conheça o trabalho de grupo de apoio para crianças e adolescentes, entre em
contato com a Cruz Azul no Brasil para obter mais informações)
Palavra Bíblica:
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