quinta-feira, 4 de abril de 2024

tempo



7 Dicas poderosas de gestão de tempo
Confira as dicas que preparamos para te ajudar a gerenciar seu tempo com mais eficiência.

1. Elabore e siga um cronograma
Planejar os seus dias com antecedência é a base para uma boa gestão de tempo. Uma forma de fazer isso é ter uma agenda ou planner. Quem preferir pode aderir ao uso de um  aplicativo. Independentemente do método escolhido, é importante que você siga o que estiver estabelecido no cronograma. 

Para quem sentir dificuldade, recomendamos que comece fazendo uma lista geral das atividades cotidianas e o tempo empregado em cada uma delas. Em seguida, observe as faixas de horário livres para encaixar outras atividades que surjam.

2. Estabeleça prioridades
Essa dica é especialmente importante para empreendedores, pois é natural pensar que todas as atividades são prioritárias. Tenha em mente que algumas etapas são mais relevantes do que outras.

Com esse entendimento, torna-se mais simples delegar algumas tarefas para os membros da sua equipe. O ideal é alocar as tarefas mais urgentes nas primeiras horas de trabalho.

3. Esqueça a ideia de ser multitarefa
Você é o tipo de pessoa que tenta ao máximo ser multitarefa? Pois saiba que essa é uma péssima estratégia para gerenciar o seu tempo. Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo acaba não fazendo nada, essa é a verdade.

O cérebro humano só consegue manter a atenção entre 3 e 5 itens importantes de uma única vez. O melhor é se dedicar integralmente a cada atividade para realizá-la mais rapidamente.

4. Cuidado com as distrações
Os smartphones ajudam e muito a organizar rotinas atribuladas, no entanto, podem também servir de distração. Notificações de redes sociais e de e-mails podem ser fatores que tiram o seu foco da atividade de trabalho do momento. Como é difícil evitar completamente as distrações, indicamos que você separe um tempo apenas para elas.

Fazer pausas durante o trabalho é importante para deixar a mente descansar. Nesse período, você pode dar aquela conferida nas atualizações das redes e até mesmo ler um e-mail pessoal. Mas, cuidado para não prolongar demasiadamente o tempo de pausa.

5. Cuide da sua saúde
Para que sua gestão de tempo seja realmente positiva, é necessário incluir entre as suas prioridades o cuidado com a saúde. Lembra que falamos acima sobre fazer pausas? Em uma dessas pausas de 10 a 15 minutos, você pode caminhar pelo ambiente para relaxar a mente e colocar seu corpo em movimento. 

O alongamento é mais um exemplo de atividade que ajuda no relaxamento e faz bem para o físico. Qualquer coisa que te coloque em movimento é muito bem-vinda. Inclua em sua rotina atividades que tragam equilíbrio para a sua vida pessoal e profissional. 

6. Tenha uma rotina
Rotina é a palavra de ordem para quem deseja fazer uma boa gestão de tempo. Quando começamos o dia sem ter a mínima ideia do que precisamos fazer, dificilmente conseguimos render o necessário. Ao estabelecer uma rotina você já sabe como deve iniciar o seu dia e quais são as tarefas seguintes.

No caso de quem tem um trabalho menos previsível, recomendamos a criação de uma rotina flexível. Isso significa que você planeja um horário para iniciar as atividades, mas decide quais serão as tarefas de acordo com as demandas. O que não dá é para deixar que as coisas simplesmente vão acontecendo.

7. Aproveite o melhor da tecnologia
Certamente, a tecnologia é uma das principais aliadas quando o assunto é gestão de tempo. Hoje em dia, temos acesso a aplicativos que nos lembram dos compromissos e permitem até acompanhar a produtividade. Mesmo que você tenha alguma resistência com o uso de tecnologia, recomendamos que faça um teste. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário