Para livrar-se da raiva, a Bíblia sugere não se demorar na ira e buscar a paz, a bondade e o perdão, através de frases como "Abandonem toda a amargura, todo o ódio e toda a raiva" (Efésios 4:31) e "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira" (Provérbios 20:3). Também ensina a controlar as emoções, cultivar o autodomínio e a mansidão, e a procurar a ajuda divina para desenvolver essas qualidades.
Versículos para evitar a raiva e cultivar a paz:
- Efésios 4:26-32:"Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva... Abandonem toda a amargura, todo o ódio e toda a raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês".
- Salmos 37:8-11:"Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você... Os humildes viverão em segurança na Terra Prometida e terão alegria, prosperidade e paz".
Versículos sobre o autocontrole e a mansidão:
- Provérbios 14:29: "O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se".
- Gálatas 5:22-23: "O fruto do espírito é: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura, autodomínio".
- Provérbios 16:32: "Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade".
Versículos sobre como responder às situações:
- Provérbios 20:3: "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira".
- Tiago 1:19: "Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se".
Como aplicar:
- Respire fundo:Ao sentir raiva, lembre-se de "se achem irados, mas não pequem" e peça ajuda divina para controlar as emoções.
- Evite a tentação:Afaste-se de pessoas que se irritam facilmente, para não aprender os maus caminhos delas
- Cultive o perdão:Substitua a raiva e o ódio por ações de bondade e perdão para com o próximo.
- Busque a paz:Confie em Deus, pois Ele oferece segurança e paz àqueles que Nele confiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário