domingo, 14 de setembro de 2025

árvore do bem e do mal





E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Génesis 2:16-17, 


Contexto:
Localização no Jardim:
A árvore está localizada no meio do jardim, juntamente com a Árvore da Vida, segundo o livro de Génesis. 

Comando de Deus:
Deus deu a Adão uma instrução clara: ele podia comer de todas as outras árvores, mas não da árvore do conhecimento do bem e do mal. 

A Consequência:
A desobediência a esse mandamento resultaria na morte. 
Pecado Original:

O ato de comer o fruto dessa árvore por Adão e Eva, após serem tentados pela serpente, é considerado o pecado original que trouxe o mal e a separação da humanidade de Deus. 
Gênesis 2:16-17 




Um versículo que resume a dualidade entre o bem e o mal é Romanos 12:21, que instrui: "Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem".

Romanos 12:21: "Não deixem que o mal vença vocês, mas vença KKKm o mal com o bem". 


1 Pedro 3:11-12: "Afastem-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la. Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal". 

Tiago 4:17: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado". 


Versículos sobre o contraste entre bem e mal:

Provérbios 11:17-21:
"Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. Os maus não ganham nada com a sua maldade, mas quem faz o que é direito na certa será recompensado.

Deuteronômio 30:15-20: Neste trecho, Deus coloca diante do povo a vida e a morte, a bênção e a maldição, instruindo-os a escolher a vida.
Estes versículos ensinam a importância de escolher o bem, as consequências de se desviar do caminho correto e a distinção fundamental entre essas duas forças na fé cristã. 



Isaías 5:20 . Ai dos que chamam o mal de bem e o bem de mal; que dizem que as trevas são luz e a luz, trevas; que afirmam que o amargo é doce e o doce  é amargo 

Tiago 4: 17. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.


1Pedro 3:11-12  ... Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la. Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os 
L
Provérbios 11:17-21  
Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. 

 "O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma" (Prov 16:17) 



A Bíblia nos ensina sobre a importância das nossas escolhas e como elas podem influenciar o nosso futuro. Em Deuteronômio 30:19, Deus diz: "Hoje coloco diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolham a vida para que vocês e os seus descendentes vivam". Devemos lembrar que nossas escolhas têm consequências e que devemos escolher sabiamente cada uma delas. "Cada dia de nossa vida é uma escolha que fazemos entre dois caminhos - seguir a vontade de Deus é a escolha correta 



"Devemos estar dispostos a fazer satisfações e escolher o caminho mais difícil se isso for o que Deus nos pede. Ele nos guiará e nos dará força 




O Senhor nos diz: “Ponho diante de ti a bênção ou a maldição. A bênção, se obedecerdes; a maldição, se desobedecerdes”.





Amado, não sigas o que é mal, mas o que é bom. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 3 João 1:11.




Isaías 5:20, 23 
Ai dos que chamam o mal de bem e o bem de mal; que dizem que as trevas são luz e a luz, trevas; que afirmam que o amargo é doce e o doce é amargo!


Romanos 12:21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário