quinta-feira, 29 de agosto de 2024

domínio próprio

Domínio Próprio é um tema da vida cristã que muitas vezes pode desanimar o crente, porém se lermos atentamente as Escrituras, renovando a nossa mente, é possível ganhar graça e discernimento para usufruir dessa disciplina espiritual. Seja encorajado c
  1. Provérbios 25.28

Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.

Essa comparação ilustra a vulnerabilidade da pessoa que não tem autocontrole.

  1. Gálatas 5.22-24

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Paulo usa a metáfora de fruto para descrever a conduta do crente 


 João Batista afirmou, de modo semelhante, que o verdadeiro arrependimento produziria o “fruto” de um comportamento ético concreto (Mt 3.8; Lc 3.8),


  Jesus prometeu que os crentes que obtêm vida dele, como ramos unidos à videira, produzirão fruto que glorifica seu Pai (Jo 15.1-8). 


O amor produzido pelo Espírito é semelhante ao amor de Cristo. Vai muito além de desempenho de justiça própria legalista (Lc 10.25-37).

Crucificaram a carne. na cruz 

 Para o povo de Cristo, a cruz destruiu o grilhão da lei , cadeia acorrentado 


 bem como o grilhão da carne,cadeia corrente. Pela fé, eles reconhecem a realidade de sua união com Cristo em sua morte. Foram também ressuscitados para uma nova vida no Espírito de Cristo e, por isso, andam no Espírito (Cl 3.1, 3, 5).

Vós, que sois espirituais – Aqueles que andam nos passos do Espírito



domínio próprio

Domínio Próprio é um tema da vida cristã que muitas vezes pode desanimar o crente, porém se lermos atentamente as Escrituras, renovando a nossa mente, é possível ganhar graça e discernimento para usufruir dessa disciplina espiritual. Seja encorajado c
  1. Provérbios 25.28

Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.

Essa comparação (v. 11, nota) ilustra a vulnerabilidade da pessoa que não tem autocontrole.

  1. Gálatas 5.22-24

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Paulo usa a metáfora de fruto para descrever a conduta do crente em Romanos 6.22; Efésios 5.9 e Filipenses 1.11. João Batista afirmou, de modo semelhante, que o verdadeiro arrependimento produziria o “fruto” de um comportamento ético concreto (Mt 3.8; Lc 3.8), e Jesus prometeu que os crentes que obtêm vida dele, como ramos unidos à videira, produzirão fruto que glorifica seu Pai (Jo 15.1-8). O amor produzido pelo Espírito é semelhante ao amor de Cristo. Vai muito além de desempenho de justiça própria legalista (Lc 10.25-37).

Crucificaram a carne. Ver 2.20; 6.14; Romanos 6.6. Para o povo de Cristo, a cruz destruiu o grilhão da lei (2.19), bem como o grilhão da carne. Pela fé, eles reconhecem a realidade de sua união com Cristo em sua morte. Foram também ressuscitados para uma nova vida no Espírito de Cristo e, por isso, andam no Espírito (Cl 3.1, 3, 5).

Vós, que sois espirituais – Aqueles que andam nos passos do Espírito (5.25) devem buscar a restauração do crente que o pecado enredou, mas devem ser cautelosos para que, nesse processo, o pecado não os enrede também. Paulo disse que todo crente em Cristo nasceu do Espírito (4.29) e o recebeu e cumprimento da promessa de Deus feita a Abraão (3.2-5, 14). Portanto, a responsabilidade de restaurar um irmão caído pertence a todos os que estão em Cristo.

Espírito de brandura – Paulo pode estar se referindo a uma atitude de gentileza, e não de condenação severa, mas também pode estar sugerindo que o Espírito de Deus, cujo fruto inclui mansidão (v. 23), capacita os crentes a restaurar uns aos outros.

  1. 1 Pedro 4.7

Ora, no fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.

Aqui, o “fim de todas as coisas” pode referir-se à destruição de Jerusalém em 70 d.C. ou, mais ampla e provavelmente, à consumação final do reino de Cristo em sua vinda, que pode acontecer a qualquer momento. O chamado à vigilância é frequente no Novo Testamento. Todo o período entre a ressurreição de Cristo e sua segunda vinda para julgar os vivos e os mortos é visto como os “últimos dias” (1.20, nota; At 2.17; 1Tm 4.1, nota).

  1. Marcos 9.43-48

E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.

A admoestação – corta-a – deve ser entendida como uma espécie de exagero na linguagem, com vistas a enfatizar a ideia (ver vv. 45-47). Jesus está falando das renúncias de alto custo e radicais em relação aos hábitos pecaminosos. Ele já identificou o coração humano decaído como a origem de todos os pecados corrosivos (7.20-23). Ver nota teológica “Inferno”, na página 1753.

Os vv. 44 e 46 não aparecem em alguns manuscritos antigos, mas a frase também aparece no v. 48. As imagens que Jesus traça do verme que não morre e do fogo que não apaga ensinam o tormento infindável que aguarda aqueles que morrem sob a ira de Deus e, assim, a significação eterna da resposta de cada indivíduo à santa lei de Deus e ao seu evangelho.

  1. 1 Coríntios 10.13

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

10.13 Este versículo bem conhecido tem provido grande encorajamento aos cristãos que enfrentam tentações. Ao mesmo tempo, as palavras de Paulo contém uma repreensão implícita. Se Deus nos guarda de tentações maiores do que podemos suportar, não podemos alegar nossas tentações como desculpa para pecar. O pecado nunca é uma necessidade para o crente.

As palavras de Paulo cuidadosamente escolhidas – proverá livramento, de sorte que a possais suportar – dão a entender que, às vezes, o “livramento” de uma tentação não envolverá uma mudança das circunstâncias, e sim o poder do Espírito Santo para resistirmos e suportarmos (2Co 12.2-10).

  1. Salmo 141.3-5

Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.
Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias. 
Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me,
será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo.
Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade.

A Oração por livramento da tentação.

Põe guarda… à minha boca. O escritor prevê que seria tentado a falar de forma insensata, razão pela qual mostra franca humildade, rogando a Deus para que o detenha.

  1. Tiago 1.19-20

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Pronto para ouvir, tardio para falar. Embora a comunidade cristã dê elevada consideração ao talento de fala eloquente, Tiago coloca a ênfase em ouvir. É a pessoa que ouve atentamente a Palavra de Deus, que progride em santidade.

  1. Romanos 8.13

Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.

O corpo não é mau em si mesmo. O pecado tem origem no coração, o centro espiritual de nosso ser, incluindo à vontade (Mc 7.18-23). Mas, como vivemos em nosso corpo físico, o pecado se expressa por meio do corpo. Portanto, não somente nos pontos mais interiores de origem, mas também em suas expressões no corpo, o pecado tem de ser mortificado, ou seja terminado (6.12, 13; 12.1). 

Ver nota teológica “O Espírito Santo como Santificador”, na p. 2023.

  1. 1 Coríntios 9.24-27

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

Em outras passagens, Paulo usa a ilustração de uma corrida e seu prêmio para enfatizar a necessidade de singularidade, determinação e perseverança (Fp 3.12-14; 2Tm 4.7-8).

Ele prossegue com a metáfora esportiva – esmurro o meu corpo – ao lembrar a seus leitores que os lutadores, quando esperam vencer, devem disciplinar o corpo. De modo semelhante, os cristãos devem estar dispostos a deixar de lado seus interesses egoístas em benefício de seu alvo primário (cf. 1Tm 4.7-8; 2Tm 2.5).

A afirmação – para que… não venha eu mesmo a ser desqualificado – tem sido usada frequentemente como evidência de que os cristãos podem perder sua salvação. O testemunho do Novo Testamento — e, em particular, o de Paulo — é que aqueles que Deus atraiu para si mesmo são dele para sempre (Rm 8.28-30), porque a vida que receberam em Cristo é eterna em caráter (Jo 5.24; cf. Hb 7.16). O que Deus começou será levado por ele à conclusão (Fp 1.6). Entretanto, seria errado ignorar ou minimizar a preocupação de Paulo (cf. 15.2; Fp 3.11; Cl 1.23) ao sugerir que isso é meramente hipotético ou que se relaciona apenas às recompensas, e não à salvação. Paulo confiava em que nada seria capaz de separá-lo do amor de Deus (Rm 8.38-39), mas nunca presumia que seria salvo independentemente do que fizesse. Nenhum cristão pode tomar com leviandade as advertências da Escritura (10.12), pois essas advertências são os meios designados por Deus pelos quais os verdadeiros crentes perseveram até o fim. Aqueles que têm fé atentam para essas advertências, pois o Espírito opera neles para fazê-los querer e realizar “segundo a sua boa vontade” (Fp 2.12-13).

  1. 2 Pedro 1.5-9

Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé ia virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.

A ordem das virtudes aqui (“fé… amor”) não é uma sequência temporal, como se os estágios da vida cristã estivessem sendo descritos (vv. 8, 9). Pedro está usando uma figura retórica que constrói uma série de elementos e os leva a um clímax. O começo e a conclusão da seção são significativos. Listas de virtudes cristãs antigas começavam com “fé”, o ponto de partida da vida crista, e terminavam com “amor” (Rm 5.5-15; 1Co 13), o fruto preeminente da vida crista. Esses frutos refletem o caráter de Deus.

Fraternidade, do grego philadelphia, aferição familiar entre os crentes como irmãos e irmãs na família de Deus (Rm 12.10; Hb 13.1; 1Pe 1.22).

Estas coisas, existindo em vós… fazem com que não sejais… inativos – isso diz que as qualidades de Deus que eles devem refletir são entendidas como “frutos” de conhecerem “nosso Senhor Jesus Cristo”; são os resultados inevitáveis da fé, e não coisas acrescentadas a fé, a fim de conseguirem uma posição correta diante de Deus (cf. Rm 3.21-26; Tg 2.14-26).

A combinação dos termos – cego, vendo só o que está perto – aqui é singular, visto que as duas condições físicas são mutuamente excludentes. Alguns sugerem, com base na etimologia da palavra grega traduzida por “vendo só o que está perto”, que Pedro está se referindo ao fechamento ou ao estreitamento dos olhos e que uma rejeição deliberada da verdade está em vista. No entanto, como a pessoa de pouca visão estreita os olhos para ver melhor, é possível que Pedro esteja simplesmente multiplicando palavras relacionadas para impactar. É claro que as qualidades que os crentes devem refletir são resultados inevitáveis de haverem sido purificados dos “pecados de outrora”

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

desenvolva escuta

dicas para desenvolver a capacidade de escuta o 
  1. Aprenda com as diferenças, em vez de julgá-las. ...
  2. Dialogue com foco no interlocutor. ...
  3. Respeite o que o outro considera como valor. ...
  4. Procure se concentrar nos momentos de diálogo. ...
  5. Exercite o silêncio. ...
  6. Faça escolhas conscientes.

dicas para compreender, lidar e enfrentar as falhas
Errar é humano! ...

Aceitar que somos falhos reduz potencialmente os sintomas de ansiedade! ...

Busque o aprendizado observando as pessoas que você admira! ...

Foque no resultado e em como você se sentirá ao conquistá-lo! ...

Tenha o controle emocional sobre os seus medos!


dicas para pensar antes de falar


FOQUE EM PENSAMENTOS POSITIVOS. ...


PRATIQUE OUVIR. ...


TENHA MENTOR E/OU COACH. ...


ENTENDA OS INTEGRANTES DE SUA EQUIPE. ...

PENSE SOBRE OS EFEITOS DE SUAS PALAVRAS SOBRE OS OUTROS. ...

PENSE SOBRE SUA LINGUAGEM NÃO-VERBAL.









domingo, 18 de agosto de 2024

Lucas 8, 5,8

Lucas 8,5,8

5 O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.

6 Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade.

7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas.

8 Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um".
Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!"



Isaías 55,8 Pois os meus pensamentos

não são os pensamentos de vocês,
nem os seus caminhos
são os meus caminhos",
declara o ­Senhor.

9 "Assim como os céus são mais altos
do que a terra,
também os meus caminhos
são mais altos do que os seus caminhos;
e os meus pensamentos,
mais altos do que os seus pensamentos.

10 Assim como a chuva e a neve
descem dos céus
e não voltam para eles sem regarem a terra
e fazerem-na brotar e florescer,
para ela produzir semente
para o semeador
e pão para o que come,

11 assim também ocorre com a palavra
que sai da minha boca:
ela não voltará para mim vazia,
mas fará o que desejo
e atingirá o propósito para o qual a envi­ei.

12 Vocês sairão em júbilo
e serão conduzidos em paz;
os montes e colinas irromperão
em canto diante de vocês,
e todas as árvores do campo
baterão palmas.

13 No lugar do espinheiro
crescerá o pinheiro,
e em vez de roseiras bravas
crescerá a murta.
Isso resultará em renome para o Senhor,
para sinal eterno,
que não será destruído."

9 Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola.

10 Ele disse: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que
" 'vendo, não vejam;
e ouvindo, não entendam'.

11 "Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus.

12 As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos.

13 As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

14 As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem.

15 Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.

A luz do candeeiro

16 "Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz.

17 Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.

18 Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado".

A mãe e os irmãos de Jesus

19 A mãe e os irmãos de Jesus foram vê-lo, mas não conseguiam aproximar-se dele, por causa da multidão.

20 Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te".

21 Ele lhe respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam".

Jesus acalma a tempestade

22 Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: "Vamos para o outro lado do lago". Eles entraram num barco e partiram.

23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.

24 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Mestre, Mestre, vamos morrer!"

25 Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo.
"Onde está a sua fé?", perguntou ele aos seus discípulos.
Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: "Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?"

Um homem dominado por demónios

26 Navegaram para a região dos gerasenos, que fica do outro lado do lago, frente à Galileia.

27 Quando Jesus pisou em terra, foi ao encontro dele um endemoninhado daquela cidade. Fazia muito tempo que aquele homem não usava roupas, nem vivia em casa alguma, mas nos sepulcros.

28 Quando viu Jesus, gritou, prostrou-se aos seus pés e disse em alta voz: "Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes!"

29 Pois Jesus havia ordenado que o espírito imundo saísse daquele homem. Muitas vezes ele tinha se apoderado dele. Mesmo com os pés e as mãos acorrentados e entregue aos cuidados de guardas, quebrava as correntes e era levado pelo demônio a lugares solitários.

30 Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome?"
"Legião", respondeu ele; porque muitos demônios haviam entrado nele.

31 E imploravam-lhe que não os mandasse para o Abismo.

32 Uma grande manada de porcos estava pastando naquela colina. Os demônios imploraram a Jesus que lhes permitisse entrar neles, e Jesus lhes deu permissão.

33 Saindo do homem, os demônios entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo em direção ao lago e se afogou.

34 Vendo o que acontecera, os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos,

35 e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo.

36 Os que o tinham visto contaram ao povo como o endemoninhado fora curado.

37 Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo. Ele entrou no barco e regressou.

38 O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:

39 "Volte para casa e conte o quanto Deus fez a você". Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele.

Uma moça morta e uma doente

40 Quando Jesus voltou, uma multidão o recebeu com alegria, pois todos o esperavam.

41 Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa

42 porque sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte.
Estando Jesus a caminho, a multidão o comprimia.

43 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la.

44 Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia.

45 "Quem tocou em mim?", perguntou Jesus.
Como todos negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão se aglomera e te comprime".

46 Mas Jesus disse: "Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder".

47 Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada.

48 Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz".

49 Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou alguém da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: "Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre".

50 Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: "Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada".

51 Quando chegou à casa de Jairo, não deixou ninguém entrar com ele, exceto Pedro, João, Tiago e o pai e a mãe da criança.

52 Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. "Não chorem", disse Jesus. "Ela não está morta, mas dorme."

53 Todos começaram a rir dele, pois sabiam que ela estava morta.

54 Mas ele a tomou pela mão e disse: "Menina, levante-se!"

55 O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então Jesus lhes ordenou que dessem de comer a ela.

56 Os pais dela ficaram maravilhados, mas ele lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

força frases



A força de dentro é maior que todos os ventos contrários.

 
O segredo da força está na vontade.


Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.


Nenhuma força é poderosa se não for acompanhada de uma coragem imbatível.


Se for pra desistir, desista de ser fraco.

 
Situações difíceis constroem pessoas mais fortes.

 17
Algumas vezes coisas ruins acontecem em nossas vidas para nos colocar na direção das melhores coisas que poderíamos viver.

As noites mais escuras produzem as estrelas mais brilhantes.

 
Se a caminhada está difícil, é porque você está no caminho certo.

 



A vida sempre lhe dará infinitas possibilidades para começar de novo.

 
Somos mais fortes do que parecemos e mais duros do que pensamos.

 
Desistir? Só quando eu deixar de existir.

Você nunca sabe a força que tem até que a sua única alternativa é ser forte.

Nenhuma força é maior do que aquela que vem de Deus.

 
Deus não prometeu dias sem dor, risos sem sofrimentos e sol sem chuva. Mas prometeu força para o dia, conforto para as lágrimas e luz para o caminho.


As nossas fraquezas nos ensinam a nos apoiar na força de Deus.



Só com a força de Deus você terá a coragem necessária para vencer qualquer desafio.

 
Existe uma força que me move, uma mão que me sustenta, um amor que me alimenta e uma graça que me protege. Isso não é sorte, é bênção, é ter Deus na minha vida.

 
Peça força a Deus para suportar aquilo que você não pode mudar.


Fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder.
Efésios 6:10
 
Seja forte e corajoso!
Josué 1:9
 
Deus é a força do meu coração.
Salmo 73:26
 
Eu te amo, ó Senhor, força minha.
Salmo 18:1
 
Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é tudo o que eu preciso.

Salmo 73:26
 


Se Deus encheu tua vida de obstáculos, é porque ele acredita na tua capacidade de passar por cada um.

 
A solução não cai do céu, mas minha força vem de lá.

 
Confie a sua vida ao Senhor e siga em frente. Tudo tem um porquê. Ânimo e força!

 
Deus transforma choro em riso, dor em força, fraqueza em fé e sonho em realidade.

 
Deus, se um dia eu estiver prestes a perder as esperanças, me ajude a lembrar que os teus planos são maiores que os meus sonhos...


A minha força vem de um Deus que faz milagres.



 

força

Respostas Bíblicas
Bus
Quando você se sente sem forças, Deus pode lhe dar a força que precisa. Há esperança! Deus não desistiu de você (Jeremias 29:11). Isto é apenas uma fase na sua vida; o ânimo e a alegria vão voltar.

Quando você se sente sem forças:

Descubra por que você se sente sem forças
Pense um pouco sobre o que lhe desanima e quando você começou se sentindo sem forças. Sua fraqueza pode ter mais que uma causa.


Por vezes os problemas da vida podem provocar muito desânimo. A perda de um ente querido, um grande fracasso, uma traição, um susto ou uma combinação de vários problemas podem deixar você cansado ao nível emocional (Salmos 6:6-7). Isso é natural, não é culpa sua.

Descubra aqui: o que Deus diz sobre tristeza?

Vá ao médico. Seu corpo pode afetar suas emoções e sua vida espiritual. Muitas doenças podem causar fraqueza e podem ser tratadas. Cuide de seu corpo, para cuidar de sua alma.

Sua fraqueza também pode ter uma causa espiritual. Todo crente passa por tempos em que parece que Deus está longe. A alegria da salvação parece desaparecer e você se sente perdido. Nesses tempos se lembre que sua salvação não depende de suas emoções. Em todo tempo Deus está com você (Hebreus 13:5).


Às vezes a razão da fraqueza pode ser pecado. O pecado corrompe o relacionamento com Deus e causa culpa e desânimo. O pecado precisa ser confessado para haver cura. Mas nem toda a fraqueza é causada pelo pecado.

Veja aqui: o que Deus diz sobre depressão?

Comece devagar
Recuperar a força pode levar algum tempo, mas não desanime! Deus vai lhe ajudar. Comece por admitir que tem um problema e precisa de ajuda. Deus ama você, Ele quer lhe restaurar, não trazer castigo.

A Bíblia diz que quando você está fraco, você é forte. Isso é porque você depende inteiramente de Deus, não de sua própria força (2 Coríntios 12:9-10). Agradeça a Deus por cada pequena conquista.

Faça pequenas mudanças. Comece com coisas simples, como acordar 10 minutos mais cedo ou orar durante 5 minutos. Isso lhe dará ânimo para dar passos maiores depois.


quinta-feira, 1 de agosto de 2024

treinar a mente para o lado bom

treine sua mente para ver o lado bom de qualquer situação!

Em um mundo em constante movimento, com desafios inesperados surgindo a cada esquina, é fácil ser arrastado pela corrente da negatividade e desesperança. No entanto, nossa percepção sobre os eventos tem um impacto profundo em nosso bem-estar mental, emocional e físico. 

Se olharmos ao longo da história, as pessoas mais resilientes não foram necessariamente aquelas que enfrentaram menos adversidades, mas aquelas que aprenderam a moldar sua mentalidade para encontrar significado e positividade, mesmo nas situações mais desafiadoras. 

Cultivar uma perspectiva otimista não é uma tarefa simples, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada. 

 estratégias e técnicas para treinar sua mente a reconhecer e abraçar o lado bom de qualquer situação, permitindo que você navegue pela vida com mais alegria, resiliência e propósito.



O que significa ver o lado bom de qualquer situação?
Ver o lado bom de qualquer situação se refere à capacidade de perceber, reconhecer e valorizar os aspectos positivos ou as lições aprendidas, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras ou adversas. 

É uma abordagem mental e emocional que envolve olhar além das dificuldades imediatas para encontrar significado, oportunidades ou benefícios ocultos. 

Isso não significa ignorar a realidade ou os sentimentos negativos, mas equilibrá-los com uma perspectiva otimista.

Alguns pontos chave sobre o que significa ver o lado bom das situações:

Resiliência e crescimento: pessoas que conseguem ver o lado bom frequentemente exibem resiliência, pois usam os desafios como oportunidades para aprender e crescer. Elas veem obstáculos como uma chance de desenvolver força e caráter.
Equilíbrio emocional: isso não se traduz em ignorar sentimentos de tristeza, raiva ou frustração. Em vez disso, significa reconhecer esses sentimentos e, ao mesmo tempo, buscar perspectivas ou ângulos que possam ser benéficos ou edificantes.


Perspectiva positiva: ver o lado bom envolve cultivar uma mentalidade que se concentra no potencial, nas soluções e em possíveis resultados favoráveis, em vez de se fixar apenas nos problemas.
Proatividade: pessoas com essa abordagem geralmente são mais proativas, pois ao invés de ficarem atoladas na negatividade, elas buscam maneiras de melhorar a situação ou se adaptar a ela.


Redução do estresse: ao se concentrar nos aspectos positivos, se pode reduzir os níveis de estresse, pois a mente se distancia da ansiedade e do pessimismo.
Empatia e compreensão: em situações interpessoais desafiadoras, ver o lado bom pode envolver a busca de entendimento e empatia pela perspectiva da outra pessoa, o que pode levar a soluções mais harmoniosas.

Significado e propósito: mesmo nas situações mais difíceis, encontrar um sentido ou propósito pode ser uma fonte poderosa de consolo e motivação.
De fato, ver o lado bom de qualquer situação é uma habilidade valiosa que pode melhorar a satisfação com a vida, a saúde mental e a capacidade de enfrentar adversidades. 

No entanto, vale ressaltar que isso não minimiza a validade dos desafios ou das emoções negativas; é apenas uma ferramenta para equilibrar e enriquecer a experiência humana.

Treine sua mente para ver o lado bom de qualquer situação
Em nossa jornada pela vida, nos deparamos com inúmeros desafios, obstáculos e situações adversas. 

Contudo, a maneira como escolhemos perceber e reagir a essas circunstâncias pode influenciar significativamente nosso bem-estar emocional, resiliência e satisfação geral com a vida. 

De fato, cultivar uma mentalidade que busca o lado bom de qualquer situação é uma habilidade valiosa que pode ser adquirida e aprimorada com prática e determinação. 

Abaixo estão algumas estratégias que podem ajudar a remodelar sua perspectiva:

OPORTUNIDADE - VAGAS LIMITADAS


1  Tenha uma nova perspectiva
Reenquadre a situação: em vez de se concentrar no que deu errado ou nos aspectos negativos, 

pergunte-se: “o que posso aprender com isso?” 

ou “existe algum aspecto positivo que estou ignorando?”

2. Mantenha um diário de gratidão: anote diariamente coisas pelas quais você é grato. Esse exercício simples pode alterar gradualmente sua inclinação para focar no positivo.

3  Desafie pensamentos negativos: sempre que perceber um pensamento negativo, questione sua validade e tente encontrar uma visão mais equilibrada ou positiva da situação.

4. Afaste-se de pessoas negativas
Estabeleça limites: 
é essencial se cercar de indivíduos que o apoiam e encorajam. 

Se alguém constantemente drena sua energia com negatividade, é válido estabelecer limites ou distanciar-se.

5. Busque comunidades positivas: junte-se a grupos ou comunidades que compartilham seus interesses e valores, e que promovam uma atmosfera positiva.


6. Desenvolva a empatia: às vezes, a negatividade de uma pessoa é um reflexo de suas lutas internas.

 Entender isso pode ajudá-lo a não absorver sua negatividade



7. Busque ajuda profissional
Terapia cognitivo-comportamental: esta abordagem é eficaz para reestruturar pensamentos negativos e desenvolver habilidades para perceber situações de maneira mais equilibrada.


8. meditação: essas práticas ajuda a centrar a mente e a cultivar uma atitude de aceitação e positividade em relação ao presente.

9. Participe de  cursos: existem muitos programas destinados a desenvolver o pensamento positivo e a resiliência.

Ao cultivar uma mentalidade que vê o lado bom, você não só enriquecerá sua experiência diária, mas também se equipará com a resiliência necessária para enfrentar os desafios da vida.

10. Lembre-se de que, assim como qualquer habilidade, requer prática e persistência. Seja gentil consigo mesmo durante o processo e celebre cada progresso que fizer nessa jornada de crescimento pessoal.





escolhe o lado bom

 Sempre existem os dois lados
Assim como existem dois lados de cada história, existem dois lados de toda pessoa. Um lado que revelamos ao mundo e e outro que mantemos escondido. 


Não existe uma pessoa burra ou inteligente, existe uma única na qual existem esses dois lados da intelectualidade, o problema é que poucos sabem fazer uma boa escolha na hora de aprimorar algum dos dois.




Tudo tem dois lados
para que iria existir
o bem se não
existisse o mal

Só existe a felicidade
para contrariar a tristeza
tudo existe para
se contrariar

Só existe a riqueza
para alimentar
a pobreza