O desânimo pode abalar a fé mais heroica e enfraquecer a mais firme vontade. Mas Deus compreende e ainda Se compadece e ama. Há esperança para quem luta contra a Depressão.
A Bíblia fala sobre as emoções humanas e embora não use a palavra depressão traz versos que descrevem a tristeza, tristeza profunda ou mortal:
“Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram” (Salmos 18:4).
“A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra” (Salmos 119:28).
“Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece em mim” (Jeremias 8:18).
“O coração alegre é bom remédio, enquanto a tristeza faz secar os ossos” (Provérbios 17:22).
“Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre” (Salmos 31:9).
Jesus passou por depressão
“Então, Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: ‘Sentem-se aqui enquanto vou ali orar’. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: ‘A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo’. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: ‘Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres’” (Mateus 26:36-39).
“Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento” (Isaías 53:3).
Algumas versões dizem “homem de dores que sabe o que é sofrer”.
Na Bíblia não há um texto sequer que afirme que a depressão é pecado ou falta de fé, sendo assim, quem faz alguma afirmação nesse sentido não possui base bíblica.
Podemos encontrar o relato de algumas pessoas que atravessaram momentos em que desejaram a morte. Talvez um ponto em comum entre elas seja uma tensão, ressentimento, mágoa ou estresse envolvido, expectativas frustradas, isso tudo sempre relacionado com outras pessoas. Elias pode ser considerado o exemplo clássico de alguém que passou pela “caverna da depressão”.
Você pode ler essa história em 1 Reis 19.
O texto descreve Elias num momento depressivo, fugindo com medo de uma mulher e desejando a morte.
“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. ‘Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados.’ Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu…”(1 Reis 19:3-5, NVI).
No capítulo anterior ele enfrentou quatrocentos e cinquenta profetas de Baaal e agora teme uma única mulher, um contraste entre coragem e medo. O contraditório é que ele fugiu por ter sido ameaçado de morte, mas nessa fuga passa a ver a morte como solução para o seu medo.
Vejamos a dinâmica da depressão versus restauração:
↵ Fugir para o deserto,
↓ sentar,
↓ orar pedindo a morte,
↓ deitar
↓ dormir;
Ou
→ fazer mudanças.
↑ conversar com Ele,
↑ ir à presença de Deus,
→ descansar,
→ caminhar,
→ comer,
↑ Levantar-se,
Com Elias foi assim: ele deixou o servo, entrou no deserto a caminho de um dia, sentou embaixo de uma árvore e orou pedindo a morte. Depois deitou e dormiu.
O anjo do Senhor veio, o tocou e lhe disse: “Levante-se e coma!” Havia pão assado sobre brasas e água! Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.
“O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: ‘Levante-se e coma, pois a viagem será muito longa!’ Ele se levantou, comeu, bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites 1, até chegar a Horebe 2, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna e passou a noite…’’ (1 Reis 19:7-9).
A Palavra do Senhor veio a ele:
“O que você está fazendo aqui Elias?”
Elias desabafa sua tristeza e o Senhor diz:
“Saia e fique no monte na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar.”
Vem um vento fortíssimo… mas o Senhor não estava no vento…
Depois do vento vem um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto…
Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele…
Depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou:
“O que você está fazendo aqui, Elias?”
Em outras palavras: “Quem lhe deu essa missão aqui? E que propósito ou sentido você tem aqui nessa fuga, querendo morrer?”
Perceba a sensibilidade divina ao se revelar de uma maneira a acalmar o profeta; há cuidado e amor ao atender as necessidades básicas dele; uma brisa suave e uma pergunta. Não há cobranças nem repreensão. Fica a dica ao lidar com alguém em situação semelhante.
Em resposta, Elias repete o que já havia dito, e o Senhor diz: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco”. Ou, seja, é importante rever algumas realidades e mudar o foco. Quem sabe seja necessário alguma mudança. Uma nova direção é apontada, e na sequencia é lhe dada uma nova missão garantindo proteção contra tudo o que ele temia.
A pergunta de Deus relembra Elias das vitórias que ele tinha conquistado no passado pelo poder divino, incluindo o cuidado e o amor de Deus por ele, quando enviado a Sarepta para se refugiar na casa da viúva, quando alimentado pelos corvos e quando enfrentou e venceu os quatrocentos profetas de Baal no monte Carmelo.